Como melhorar suas chances de entrar no tão sonhado trampo tech e aprender bastante!

A maioria dos alunos de faculdade, ou até mesmo os recém-formados, já passaram pelo seguinte momento de angústia:

Enviou o currículo para a empresa que queria trabalhar, mas por algum motivo, acabou não conseguindo a tão sonhada vaga por falta de portfolio, de experiência em projetos ou por ser jovem demais.

Estou escrevendo este texto para mostrar como você pode vencer isto e se preparar para o mercado de trabalho da melhor forma possível, por isso, separei algumas alternativas de oportunidades que você seguir e realizar para tentar aumentar suas chances de entrar no mercado de trabalho.

Faça os cursos da sua área e publique seus projetos

Sabe aqueles cursos da sua área que você tanto quer fazer?  Pegue um tempo livre que você tenha e utilize-o para se aprimorar: faça o curso, desenvolva o projeto que é ensinado, crie um repositório no GitHub e hospede todos os arquivos no GitHub.

Se você colocar estes códigos em seu GitHub, você já sai na frente de muitos candidatos por ter experiência naquele tipo de aplicação e saber usar o Git de forma efetiva.

Crie toy-projects para fixar aprendizagens

Resultado de imagem para learning pyramid

Realizar pequenos projetos com o objetivo de fixar a aprendizagem pode parecer besta, mas pesquisas, do National Training Laboratories, mostram que você retém cerca de 75% do aprendizado se você praticar ao fazer algo com aquele conhecimento.

Ou seja: se você aprendeu a criar funções em Python, crie funções em Python para seus projetos pessoais, ou crie um novo projeto para testar seu conhecimento e sua taxa de retenção de aprendizagem poderá ser, na média, de 75%.

Compartilhe conteúdo

Resultado de imagem para feynman

Seja nos eventos de tecnologia, na faculdade ou até mesmo no bar, compartilhe o que você aprendeu. Compartilhar conhecimento é a melhor forma de fixa-lo, como vimos no item acima.

O nome dado a essa metodologia de aprendizado é uma homenagem ao professor doutor Richard Feynman (um dos cientistas responsáveis pelo projeto Manhattan), a Técnica Feynman é resumida da seguinte forma:

Você só aprendeu algo se conseguir explica-lo com simplicidade e facilidade.

E compartilhando conteúdos que você já sabe em diversas situações, para poder ajudar as pessoas, é a melhor forma de fixa-lo e de lhe tornar uma autoridade no assunto!

E o que você achou de nosso conteúdo? Compartilhe com seus colegas devs e distribua conteúdo!

Grande abraço,

Equipe RecrutaDev

Autor: Vinicius Mesel

Ex-desenvolvedor de sistemas para bancos de investimentos. Trabalhou com mesas de investimentos e áreas de atendimento a grandes riquezas automatizando processos com Python. Também atuou como pesquisador de bioinformática no Instituto Butantan e hoje é CEO da RecrutaDev.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *