3 dicas rápidas para você aumentar sua produtividade codando!

Nós todos sabemos como produtividade é importante na hora que estamos programando. É muito ruim ser interrompido, atrapalhado ou até mesmo se perder por conta própria em seu próprio código.

Para diminuirmos isto, estamos te trazendo 3 dicas rápidinhas que podem te fazer ganhar mais concentração hoje, melhorando suas entregas desse sprint que você está.

Dica 1 – Desligue as notificações

É muito bom ter WhatsApp, Facebook, Instagram, Twitter, Mastodon, Slack, Telegram e etc… (Não fui só eu quem me perdi nessa quantidade de redes sociais não, né? Hahaha).

Em um deles, a gente recebe uma notificação da família sobre a luz em casa precisar ser trocada, no outro, a gente vê os amigos postando as fotos do fim de semana e é marcado na foto, já no outro a gente recebe notificações de issues, builds e deploys.

Ou seja, seu celular e suas redes sociais são uma loucura…

Eles utilizam de um conceito chamado: economia da atenção. Para poder focar no seu código e não se distrair tanto, desligue todas essas redes sociais de seu PC ou celular.

Dica 2 – Faça listas

Fazer listas de tarefas parece clichê, talvez até seja…

Mas ajuda! E muito! Quando você tem uma perspectiva das tarefas que você precisa realizar durante um dia, você consegue entender melhor como deve estar seu foco, o que você deve pegar para fazer e além de tudo, como estará seu tempo.

A lista também ajuda na hora que você risca um item. A sensação de poder tirar algo da lista é muito prazerosa e te dá vontade de fazer mais coisas da própria lista.

Dica 3 – Descanse e também tire intervalos

O descanso é uma das coisas mais importantes do seu dia.

Descansar regenera células, permite que você tenha um pensamento mais focado, e além de tudo, permite você voltar ao seu humor essencial (que é de sua essência/normalidade).

Portanto, tire 8 horas de sono (na média essa é a quantidade de horas necessárias para você ter um bom descanso) e também tire alguns intervalos de 15 minutos durante seu dia para poder abstrair um pouco das suas atividades.

Programar é difícil e exige muito esforço criativo e lógico, portanto tire um “break”.

Autor: Vinicius Mesel

Ex-desenvolvedor de sistemas para bancos de investimentos. Trabalhou com mesas de investimentos e áreas de atendimento a grandes riquezas automatizando processos com Python. Também atuou como pesquisador de bioinformática no Instituto Butantan e hoje é CEO da RecrutaDev.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *