O seu RH está contratando desenvolvedores de maneira errada!

Se você não prestar atenção nestas dicas de contratação, sua empresa estará fadada ao fracasso.

Sua empresa precisa trocar URGENTEMENTE a forma de contratar desenvolvedores e mantê-los dentro da empresa.

Isso mesmo, a maneira tradicional de contratar não funcionará mais com os desenvolvedores!

Se continuarmos a utilizar técnicas de entrevistas antigas, será como uma roleta russa invertida, 5 câmaras com balas e 1 sem… Ou seja, 5 contratações erradas para cada 1 certa.

Para você maximizar suas chances de contratação correta de desenvolvedores, você deve prestar atenção nos seguintes pontos:

O hunting está ultrapassado

O hunting está ficando ultrapassado da forma que é feita hoje (idêntica há 10 anos): você entra no Linkedin Recruiter, procura por candidatos que se encaixem em sua vaga, o candidato é cortejado e decide se virá ou não para a sua empresa.

A técnica é quase igual a de um call center que liga para diversas pessoas sem nem ter nenhuma ligação pessoal (famoso cold calling) e em troca recebe desprezo, marketing ruim e as vezes até xingamentos.

Algumas perguntas que você se deve fazer levando em consideração esse processo são:

Qual a interação que sua empresa tem com a pessoa que você contatou além de um InMail que o candidato nem sequer prestou muita atenção?

Qual a chance de ela se conectar contigo para permitir com que ?

Para resolver isso, coloque a sua empresa nos mapas de comunidades de tecnologia, envolva seus colaboradores e traga mais gente para perto, assim você poderá ter uma rede de contatos boa o suficiente para trazer os desenvolvedores corretos para seu business.

Sua empresa tem a obrigação de produzir conteúdo para desenvolvedores

Conteúdos são uma excelente maneira para passar conteúdo e…

Para gerar conhecimento de marca e vontade de trabalhar na sua empresa.

A sua empresa precisa estar em evidência para desenvolvedores saberem que ela existe, terem vontade de trabalhar nela e se sentirem ajudados pelos conteúdos de excelente qualidade que vocês vão produzir.

Com a visibilidade crescente, você poderá ter acesso e disposição a uma maior rede de talentos, permitindo maior atratividade de talentos correspondentes com os valores de sua empresa.

Além disso…

As entrevistas tradicionais são coisas do passado

Se hoje em dia você só pergunta sobre aspectos técnicos do candidato, mas não os testa, você está fazendo errado!

O Google, Facebook, Twitter e muitas outras startups infinitamente menores estão trocando toda a sua abordagem para testes técnicos como já mostramos no nosso artigo sobre estruturas de dados e sobre um desafio simples do Google.

Candidatos que tenham um blog técnico, tenham conhecimento, códigos abertos publicados tem melhores chances de ser um bom desenvolvedor que um sem estes aspectos, e eles provavelmente, passarão no teste. (Obviamente que todo casso possui exceções)

Se você quer mudar a forma que sua empresa contrata desenvolvedores…

Nós temos a solução para vocês, basta entrar em contato pelo nosso formulário abaixo:

Autor: Vinicius Mesel

Ex-desenvolvedor de sistemas para bancos de investimentos. Trabalhou com mesas de investimentos e áreas de atendimento a grandes riquezas automatizando processos com Python. Também atuou como pesquisador de bioinformática no Instituto Butantan e hoje é CEO da RecrutaDev.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *