Como fazer seu currículo sem complicações + Bônus Exclusivo!

Você sabia que um recrutador leva apenas 7 segundos para ler o seu currículo? Isto significa que em menos de 10 segundos ele decide se descarta ou não o candidato. Sem contar que ele pode chegar a receber mais de 200 currículos por dia. Dado este cenário, ele tem pouco tempo e muito material para fazer a primeira seleção. Assim é muito importante ter um currículo simples e objetivo.

Algumas pessoas perdem grandes oportunidades somente pela apresentação do currículo, mesmo que elas tenham ótimas experiências. Então para te ajudar com isso, separamos 6 dicas essenciais para você passar na primeira grande peneira: a seleção de currículos! Confira:

A ordem dos fatores altera sim o resultado!

Seu currículo precisa seguir uma ordem lógica. O que é mais recente, sempre vem primeiro, e o que é mais antigo, no final. Segue a melhor ordem que deve aparecer as suas informações:

  • Sobre Você
  • Experiências
  • Formação/Educação
  • Hard Skills (ou Habilidades técnicas)
  • Idiomas

E lembre-se de colocar todas as datas com mês/ano.

Quem enche linguiça é açougueiro!

Você sabia que a palavra currículo em inglês é “Resume” que vem do francês “Résumé“, que significa resumo? Pois bem, todas as informações devem ser breves e objetivas, pois como já sabemos, o recrutador não tem muito tempo.

E então o que escrever sobre minhas experiências?

Mais importante do que as atividades pelas quais você foi responsável, são as suas conquistas! O que você fez de legal pela empresa? Quais projetos foram implementados? Tente escrever as principais sem se prolongar. De duas a três frases é o suficiente.

Mas não se preocupe, você pode entrar em detalhes e colocar todas as suas principais atividades no seu Linkedin, e caso o recrutador se interesse, ele entra no seu perfil para se aprofundar.

Um click vale mais que mil palavras digitadas.

O que é mais fácil? Copiar e colar uma informação no google/site desejado, ou apenas clicar num link incorporado no próprio currículo que já leva diretamente para a página correta? 

Por isso é legal anexar o link do seu Linkedin, das suas redes sociais, portifólio e do seu Github no seu documento. Você pode fazer isso pelo Adobe Acrobat!

Quem muito fala, pouco faz.

Existe muita dúvida quando o assunto é colocar as suas Habilidades. Para isso precisamos esclarecer a diferença entre soft skills e hard skills.

Hard Skills: são as habilidades técnicas. Aqui entram softwares e linguagens que você domina. Aquelas que você pode fazer um curso, aprender na internet ou em livros. São avaliadas por meio de testes e provas. Exemplo: Python, SQL, Photoshop e WordPress.

Soft Skills: são as habilidades comportamentais. Normalmente são características de personalidade. Estas estão relacionadas com a sua habilidade em de se relacionar e interagir com as pessoas. São avaliadas nas dinâmicas e entrevistas de emprego. Exemplo: Liderança, Resolução de Conflitos, Empatia e Comunicação.

Sabendo a diferença entre as duas, chegamos a conclusão que no currículo deve-se colocar apenas as hard skills, pois são elas que mostram quais técnicas você domina. 

E por quê não colocar as soft skills? Por que estas características pessoais só serão avaliadas na entrevista e/ou dinâmica. Sem contar que muitas pessoas colocam várias habilidades comportamentais e quando chega na hora, a mentira é pega e tudo vai pro ralo! 

De letrinha em letrinha é que se alcança uma carteira assinada.

Como assim? Simples. Erros de português não são tolerados. Por isso que em menos de 10s se descarta um currículo. Então, ao finalizar, releia, corrija e mande para 3 amiguinhos que mandam bem em português e peça por uma revisão. 

O livro é sim julgado pela a capa!

Não podemos esquecer que a parte estética também é muito importante. Um currículo no word, preto no branco, sem hierarquia e sem contraste de cores não se destaca em meio a tanto outros iguais, por isso a RecrutaDev está aqui para te ajudar. Fechamos uma parceria que garante R$50 de desconto nos currículos para nossos leitores! Assim você começa 2020 com o pé direito e um Currículo e Linkedin nota 10!

Basta preencher este formulário.

Estas são as dicas básicas para a construção de um bom Currículo! Tem dúvidas? Deixe-as aqui nos comentários. 🙂 Boa Sorte!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *