42 milhões de motivos para você amar open source

Você quer aprimorar seus conhecimentos técnicos, ganhar dinheiro e ainda ajudar as pessoas sem sair da sua casa?

Não importa se você está começando. Qualquer um pode usar open source para dominar a arte da programação e se tornar um melhor programador, além de produzir projetos relevantes para a sociedade.

Melhor de tudo, desenvolver projetos open source lhe ajudará a construir seu portfólio, permitindo com que você seja um destaque para uma empresa e acabe sendo contratado.

A Red Hat, uma das maiores empresas de tecnologia do mundo, é open source, trabalha seus códigos no GitHub e possui um faturamento bilionário.

Ou seja, open source é para você aprender, ensinar, estudar, criar e ainda há a possibilidade de fazer dinheiro, permitindo com que você continue aperfeiçoando o seu trabalho inicial.

Você deve estar se perguntando: Como não amar esse tipo de distribuição de conhecimento e tecnologia?

Vou lhe explicar…

Não tem como rs rs…

Caso você ainda não saiba, open source é uma metodologia de desenvolvimento de software onde todo o código é compartilhado de forma aberta (isso não necessariamente implica em ser gratuito).

Provavelmente a maior parte dos sites que você visita na internet ou são baseados totalmente em tecnologias open source ou tem pelo menos um pedacinho delas em seu código.

Se você deseja aprimorar suas habilidades computacionais e de escrita de código, saiba que você pode começar a fazer isso agora, de sua casa, sem precisar de educação formal na área e nem estar empregado nela.

Se está procurando emprego, saiba que existem diversas empresas aqui no Brasil e no mundo que contratam desenvolvedores de software através de projetos open source.

E, se ainda quiser vender seus serviços, o open source permitirá você ter um portfolio para mostrar ao seu cliente com suas devidas contribuições, e se vender automaticamente como um dos prestadores de serviço diferenciados.

Realmente o open source é uma mina de ouro que pode ser muito explorada e gerar muitos frutos, desde aprendizagens até serviços prestados.

PS: Os 42 milhões são apenas um número ficticio, mas existem inúmeros motivos para você também amar open source e espero que tenha lhe ajudado a encontrar um!

Abraços,

Vinicius

Autor: Vinicius Mesel

Ex-desenvolvedor de sistemas para bancos de investimentos. Trabalhou com mesas de investimentos e áreas de atendimento a grandes riquezas automatizando processos com Python. Também atuou como pesquisador de bioinformática no Instituto Butantan e hoje é CEO da RecrutaDev.

3 comentários em “42 milhões de motivos para você amar open source”

  1. De fato, esse mundo é mesmo fascinante! Sou novato no desenvolvimento (em python) e tenho interesse em embarcar nessa, caso tenha alguma dica, estou aberto a oportunidades.
    Muito bom seu posto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *