Como Criar seu Linkedin do Zero

No post da semana passada apresentamos algumas dicas essenciais para montar um bom currículo e também mostramos que ele deve sempre estar acompanhado do seu perfil completo no Linkedin.

Agora vamos falar sobre esta incrível rede social de profissinais. 

Quando me perguntam o que é o Linkedin eu sempre resumo em uma frase: “É seu currículo online nos mínimos detalhes.”

Ele é a maior rede social de profissionais do mundo! O Lugar perfeito para você acompanhar os profissionais mais renomados do mercado, fazer networking, se atualizar com notícias, participar de discussões, criar conteúdo e até encontrar vagas de emprego!

Se você ainda não tem um perfil, é a sua chance de criar um e deixar ele completinho para brilhar os olhos dos recrutadores! Por isso, separamos algumas dicas para você:

Vendendo bem o seu peixe!

É preciso ter um perfil completo e atualizado. Assim, quando um recrutador entrar, não ficará com dúvidas e terá uma ótima impressão ao saber da sua preocupação com suas informações.

FOTO

A primeira impressão é a que fica. Não precisa colocar uma foto muito séria, nem muito despojada. O meio termo é ideal. Também é legal colocar uma capa que não seja a padrão do Linkedin, isso mostra uma preocupação maior com seu perfil.

SOBRE

Pode ser um breve texto sobre suas experiências e como você as alcançou ou até mesmo sobre quem é você, o que você busca e acredita.

EXPERIÊNCIAS

É aqui que você entra em detalhes! Tudo aquilo que não entra no currículo, deve ser desenvolvido nesta parte. Você pode fazer um parágrafo sobre as principais atividades e conquistas que você fez em cada empresa ou colocar em tópicos!

EDUCAÇÃO

Nesta parte você coloca as instituições de ensino em que estudou. Na descrição é legal colocar o tema do TCC ou projetos que você tenha participado durante a faculdade.

CERTIFICAÇÕES

Este é o local perfeito para você colocar todos os certificados dos quais você se orgulha! 

VOLUNTÁRIO

Se você tiver feito algum trabalho voluntário, existe uma seção só pra isso, então adicione todos! Mesmo que tenha feito no colégio, é muito importante hoje em dia ter ações sociais no currículo, principalmente para o exterior! 

HABILIDADES

O local onde você coloca tanto suas hard skills, quanto suas soft skills. Adicione todas as ferramentas que você domina e suas skills comportamentais. Foque nas que você tem certeza que tem um bom desempenho, pois o linkedin limita o número de tópicos que você pode colocar. 

#DICA: Sempre que você fizer uma conexão com alguém que já trabalhou, entre no perfil da pessoa e “vote” nas habilidades e skills dela! Isso faz com que você ajude seus amigos, e abre um espaço para que eles façam o mesmo com você.

#NOVIDADE: Agora o Linkedin permite que você faça testes para suas habilidades, então digamos que você colocou que sabe Python, você pode fazer um teste dentro do próprio site e no final você tem uma nota, se sua nota foi abaixo da média, ela não irá aparecer para ninguém e você poderá refazer este teste depois de alguns meses. Caso você atinja a média, sua nota aparecerá para todos que entrarem no seu perfil, validando seus conhecimentos! 

RECOMENDAÇÕES

São importantes para validar o seu trabalho. Você pode pedir recomendações para aquelas pessoas que você tem sinergia trabalhando! Para isso você precisa entrar no perfil da pessoa, e clicar em +mais e depois em pedir recomendação!

Networking por Conexões

Depois de preencher todo seu perfil, você precisa deixar sua rede social forte! Isso significa que você precisa se conectar não somente com pessoas com quem você trabalha, mas com profissionais de renome no mercado.

O Linkedin todo ano seleciona os melhores criadores de conteúdo da plataforma (Linkedin TOP Voices), sendo assim é interessante você segui-los para se manter atualizado com o que está acontecendo no mercado. 

#DICA: Pesquise por empresas que você gostaria de trabalhar ou empresas grande do seu setor e procure as pessoas que trabalham lá! Mande solicitação de conexão para estas pessoas, muitos profissionais aceitam! E isso deixa seu linkedin bem saudável.

Se a pessoa não aceitar sua conexão, você tem a opção de +seguir ela, podendo acompanhar toda a atividade pelo seu feed.

#DICA: Não aceite qualquer pessoa. Busque sempre se conectar com pessoas que façam sentido para seu lado profissional.

Quem não é visto, não é lembrado.

Após seguir e se conectar com bons geradores de conteúdo, você precisa mostrar atividade no seu perfil! Curta, comente e compartilhe posts! Sempre que você fizer um trabalho legal, seja na faculdade ou no trabalho, compartilhe com as pessoas! Se você iniciar um curso, poste foto! Quando concluir o curso, fotografe o certificado e faça um post de agradecimento!

Manda JOBS

O linkedin tem uma aba só de JOBS! https://www.linkedin.com/jobs/.

Você pode criar alertas, para ver novas vagas de acordo com seu interesse, e muitas vezes se candidatar com apenas um click, anexando o seu perfil do linkedin como currículo.

Além disso, para jobs Python, nós temos o PyJobs, que têm uma lista de emails animal! Acesse: https://pyjobs.com.br

Agora, sua lição de casa é completar o seu perfil, fazer novas conexões e começar a usar esta rede social como forma de marketing pessoal!

Tem dúvidas? Manda pra gente nos comentários.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *