Como desenvolver suas Soft Skills

Os termos Hard e Soft Skills estão cada vez mais em destaque no mercado de trabalho, mas ainda existe muita dúvida quando se fala neste assunto. 

E hoje, vamos entender melhor sobre a diferenças dessas skills e como você pode aprimorá-las. 

Você pode dominar diversas linguagens, saber mexer em dez softwares diferentes, ter feito quatro intercâmbios e ser poliglota, mas se você não tem soft skills, você pode perder sua vaga. 

Assim como você busca conhecimentos para aprimorar as suas habilidades técnicas, é preciso desenvolver as suas habilidades comportamentais e sua inteligência emocional para alcançar seus objetivos profissionais.

Mas o que são hard e soft skills?

Hard Skills
São as habilidades técnicas. Aqui entram softwares e linguagens que você domina. Aquelas que você pode fazer um curso, aprender na internet ou em livros. São avaliadas por meio de testes e provas.

Exemplo: Python, SQL, Photoshop e WordPress.

Soft Skills
São as habilidades comportamentais. Normalmente são características de personalidade. Estas estão relacionadas com a sua habilidade em de se relacionar e interagir com as pessoas. São avaliadas nas dinâmicas e entrevistas de emprego. 

Exemplo: Liderança, Resolução de Conflitos, Empatia, Comunicação, Flexibilidade, Criatividade, Proatividade, Pensamento Crítico e Atitude Positiva.

E como eu desenvolvo minhas soft skills?

Essas skills não dependem de certificados, e sim de um processo de autoconhecimento e desenvolvimento profundo.

É necessário você se atentar sobre como trabalha em grupo, como controla suas emoções em situações de pressão, se a sua comunicação é clara e objetiva, e se se você é um bom ouvinte.

Você também pode fazer uma Análise SWOT Pessoal para descobrir seus pontos fortes e fracos, e assim desenvolver o que achar necessário.

A sigla significa: S Strengths (Forças), Weaknesses (Fraquezas), Opportunities (Oportunidades) e Threats (Ameaças). 

Forças (Strengths)

Aqui são os seus pontos fortes. Você pode responder  perguntas como:

  • Quais são minhas maiores qualidades, dons e talentos?
  • Quais são os meus valores?
  • O que faço que me torna um destaque?

Fraquezas (Weaknesses)

Esses são seus pontos fracos. Aquilo que você sempre pensa que deveria melhorar. O que te impede de crescer e se desenvolver. Esses são seus pontos de melhoria.

  • O que eu faço que prejudica meu crescimento?
  • Quais pensamentos que eu tenho que sabotam meu sucesso?

Oportunidades (Opportunities)

Aqui é onde você desenvolve as suas chances de evolução. Quais oportunidades você tem para as suas fraquezas? Trace um plano de ação.

  • Como posso melhorar minhas fraquezas?
  • Quais minhas chances de crescimento pessoal e profissional?
  • Quais são as oportunidades ao meu redor?

Ameaças (Threats)

O processo de autoconhecimento nos mostra que as vezes temos comportamentos e crenças que são uma ameaça para nós mesmos. 

  • Os conhecimentos e habilidades que eu tenho são o suficiente para o meu crescimento?
  • Como estou me sabotando e retardando meu sucesso?
  • Eu consigo enxergar meus desafios e pontos de melhoria como oportunidades?
  • O que estou fazendo que me impede de alcançar meus sonhos?
  • Quais aspectos da minha personalidade eu não gosto e posso mudar?

Respondendo estas perguntas você consegue visualizar melhor o seu momento atual de vida e traçar planos para desenvolver as suas soft skills. 

Uma outra dica legal é fazer testes de personalidades na internet! Um dos mais famosos é o 16 Personalidades! Nele você descobre sobre como você se comporta em diversas áreas da sua vida, seus pontos fortes e fracos. E o melhor é que ele é gratuito!

Agora que você já tem as dicas necessárias, busque seu autodesenvolvimento fazendo a Análise SWOT e o teste de personalidade

Lembre-se que o autoconhecimento é um processo para a vida toda. E que quem busca o desenvolvimento pessoal, alcança o sucesso profissional com maior facilidade. 

Boa sorte 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *