Aprenda a ter uma cultura de Empresa Estrada e retenha talentos de TI!

Estamos passando por um momento de mudanças no mundo todo: pessoas estão em busca de propósito. E empresas que não tem um propósito maior, não vão conseguir reter talento algum.

Sabendo disso, conseguimos classificar as empresas em dois tipos: 

A)Empresas Estradas

Querem trilhar um longo caminho de troca de aprendizado com seus colaboradores.

B)Empresas Pontes

São uma parte do caminho. 

Os colaboradores passam pouco tempo, pois não há muito do que usufruir. 

A estrada é longa e você pode aproveitar a paisagem, conhecer lugares e pessoas novas e aprender muito. Enquanto a ponte é só um pequeno trecho da estrada, não tendo muito o que oferecer.

Eai, a sua empresa quer ser uma estrada ou uma ponte?

Se sua resposta foi estrada, confira as dicas a seguir.

Tudo começa no Processo Seletivo.

Os recrutadores além de precisarem ter um domínio básico sobre as linguagens, precisam alinhar todas as expectativas e serem transparentes nas primeiras entrevistas.

Crie uma Cultura de Aprendizado. 

Quem trabalha com tecnologia sabe que tudo muda muito rápido, então é preciso estar estudando e se atualizando sempre. 

Sendo assim, oferecer cursos, workshops e um espaço colaborativo interno para trocas de conhecimento entre os as pessoas gera mais engajamento e motivação com a empresa.

Sem contar que empresas que se preocupam com o aprendizado e o desenvolvimento do colaborador são muito mais atrativas e tem maior potencial criativo.

Desenvolva um Plano de Carreira junto com cada colaborador.

Aqui você alinha as expectativas e ajuda seu colaborador a crescer. 

Quando sabemos quais caminhos podemos seguir, as coisas ficam mais claras e conseguimos traçar metas e objetivos a longo prazo.

Faça Feedbacks Contínuos.

Estabelecer uma cultura de Feedbacks é saber reconhecer os pontos positivos e os pontos de melhoria! Assim o colaborador consegue ver no que está se destacando, recebendo o reconhecimento devido, e focar em atividades que precisa de mais atenção.

Ofereça Flexibilidade de Horário.

Entender que a pessoa tem uma vida fora do trabalho é importante. E pode ser muito mais produtivo para ela, poder trabalhar no horário que se sente mais criativa e disposta.

Não se esqueça dos Salários.

É chato ter que pedir aumento. Não deixe que seus funcionários tenham que passar por este desgaste! Faça pequenos aumentos ao decorrer do tempo e deixe tudo alinhado com eles. E lembre-se de cumprir sua palavra.

Faça essa jornada ser leve e divertida para todos dentro da empresa. Aproveite a estrada e busque sempre caminhar lado a lado com seus colaboradores, assim é possível reter os melhores talentos e criar uma cultura onde as pessoas se sintam felizes em trabalhar. 

E ai, o que mais você acha que é importante para que as empresas retenham talentos? Deixe seu comentário. 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *