Prepare-se! Proteja sua empresa do Coronavírus com trabalho remoto!

Não!

Não estou falando para você pegar o vírus e nem arriscar a sua equipe a pegar, mas já parou para pensar o que acontece com a sua empresa se, por algum acaso, todos se infectarem com alguma epidemia transmitida por vias aéreas ou acontecer algum evento natural que não permita a locomoção ao trabalho?

A continuidade de seu negócio pode estar em risco por um vírus infeccioso e sua empresa pode nem sobreviver a ele!

Neste texto, quero contar algumas idéias da filosofia de trabalho remoto que vem ajudando empresas a reduzirem turn-over, facilitarem contratações, aumentarem flexibilidade e tudo isso custando pouco.

Vamos nessa?

Mas o que, raios, é a cultura do trabalho remoto?

A cultura do trabalho remoto não é nada mais nada menos que a junção de:

  • Filosofias de trabalho remoto (assíncronas ou não)
  • Ferramentas que permitam com que o trabalho aconteça remotamente (VPNs, versionadores de código, notebooks, ferramentas de comunicação, gerenciadores de projetos e etc)
  • Filosofias de desenvolvimento ágil

É importante ressaltar que todas essas mudanças de mindset/cabeça/idéias devem ser feitas de forma gradativa, assim a implementação acontecerá da melhor maneira possível.

Uma maneira de permitir com que seu funcionário trabalhe remoto e você experimente o modelo é implementando alguns dias de home office em sua empresa, assim, você terá mais segurança quando o colaborador não estiver a sua vista, permitindo maior segurança para a transição de modelos de trabalho.

Outra maneira de acompanhar o progresso de seu funcionário, mesmo não tendo ele para perguntar pessoalmente é utilizando as ferramentas de gerenciamento de projeto baseadas em Scrum, Kanbam e etc, permitindo você saber o que está e o que não está pendente.

Dailys também ajudam. Assim todo o time sincroniza em um horário, fala sobre o que irá fazer e seus impecilhos e já tem um planejamento de seu dia feito.

Como estruturar o trabalho remoto?

Além das filosofias de trabalho e de gerenciamento de projetos, há a necessidade de infra-estrutura adequada por parte do seu colaborador. Se ele não tiver internet, como irá participar da daily ou ainda baixar o código que ele precisa trabalhar em cima?

É de extrema importância que a empresa ajude o funcionário a se estruturar de forma remota corretamente, permitindo a melhor qualidade do trabalho a ser feita.

Podem ser fornecidos links de internet aos funcionários, os mesmos benefícios de quem trabalha presencialmente e outras demandas quem podem fazer com que o colaborador trabalhe melhor.

Não são todas as empresas que estão preparadas!

Se sua empresa ainda depende de muitas tarefas em clientes, presencialmente, talvez essa cultura não seja para você!

A viabilidade do projeto está na forma com que você trabalha os projetos de seus clientes, seus produtos e trata seus funcionários internamente, portanto, cheque se dentro de sua empresa há a possibilidade de adoção dessa cultura!

Espero que você tenha gostado! Forte abraço!

Autor: Vinicius Mesel

Ex-desenvolvedor de sistemas para bancos de investimentos. Trabalhou com mesas de investimentos e áreas de atendimento a grandes riquezas automatizando processos com Python. Também atuou como pesquisador de bioinformática no Instituto Butantan e hoje é CEO da RecrutaDev.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *